São premissas básicas para um bom planejamento, a definição da visão, da missão, dos valores e dos objetivos estratégicos da empresa. Já a análise competitiva é primordial para o desenvolvimento de um negócio de qualquer porte. Nesta análise devem ser considerados aspectos como: o que está dirigindo a concorrência no segmento de negócios que a empresa atua; de que forma este segmento de negócios irá se desenvolver; que atitudes estão tomando ou tomarão os concorrentes e qual a melhor maneira de responder a isto de forma competitiva.
Através do planejamento estratégico e da análise de itens como: a concorrência; os compradores e fornecedores; os sinais do mercado; os movimentos competitivos; o mapeamento de grupos estratégicos e o cenário em que atuam, uma empresa poderá definir seu melhor posicionamento para competir a curto, médio e longo prazo.
O desenvolvimento de uma estratégia competitiva é, em essência, o desenvolvimento de uma fórmula ampla que balizará o modo como uma empresa irá competir, quais serão suas metas a curto, médio e longo prazo, e quais serão as políticas necessárias para o efetivo cumprimento destas mesmas metas.
Esse conteúdo foi extraído a partir do curso que fiz pela FGV, através dele abrir meu horizontes de conhecimento e percebi com mais clareza o quanto é importante formular um plano estratégico focando no avanço da organização e criar uma cadeia de valor que tornará o produto ou serviço com grande diferencial no mercado
22 de mar. de 2011
Escrito por: Sr. Finanças |
Marcadores:
competir,
concorrência,
curto,
desenvolvimento,
empresas,
estratégico,
fórmula,
longo prazo,
médio,
Planejamento,
Políticas
//
0
comentários
0 comentários:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Visitas
Categorias
Arquivos
-
▼
2011
(87)
-
▼
março
(22)
- Volume do credito aumenta afirma Banco Central
- Os sintomas da Inflação
- Os melhores empregos são encontrado na área do SAP...
- American Express lança cartão pré-pago
- As principais ferramentas de Promoções para o cons...
- Algumas diretrizes sobre Planejamento estratégico
- Ganhar dinheiro com marketing digital é uma que...
- Plano de Marketing; um mar de descoberta
- Estudo de caso Sandalias havaianas
- Eike Batista exemplo de sucesso
- Petrolífera anuncia a compra de produtora Brasilei...
- Marketing Direto Digital e suas variáveis
- Com Qualidade é serviços a empresa se torna muito...
- Segmentar significa sacrificar !!!
- Previsão de inflação para 2011 diminui
- Equipes de alta performance gera valor absoluto p...
- O trade marketing é uma parte importante na estrat...
- Business to Business ferramenta eficaz de compra e...
- Presidente especula cancelar contratos fechados p...
- PIB cresce e gera expectativa positiva para o Brasil
- Dilma muda cenário do Brasil
- Com o governo Dilma o pais ja teve corte R$ 50,3 ...
-
▼
março
(22)
Postagens populares
-
Esse e um estudo de caso muito ultil e mostra um pouco da trajetoria, das sandalias havaianas e suas concorrentes,essa apresentação revela i...
-
Apostando no setor de beleza e estética, a franquia da empresária Illana Ramuth já tem unidades espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro,...
-
Por Adm. Marizete Furbino Em meio à era da incerteza, nada estará garantido; assim, além de depararmos com uma constante competição, depa...
-
O que torna hoje um profissional integrado às exigências da nova era é a competência. E é muito importante entendermos esse conceito, uma ve...
-
Em toda a América Latina, o Brasil é o primeiro a possuir uma loja "Smart". A tecnologia oferece facilidades ao consumidor, com...
-
A propaganda ideológica Na Guerra Fria, os temas da propaganda ideológica eram complexos porque envolviam ideais distintos de vida, democr...
-
Empresa de sucesso e aquela que valoriza o material humano e cada vez a grandes empresas estão com essa visão de primeiro tornar seu emp...
-
Todo pessoa que antenada no mundo dos games, sonha em trabalhar na criação de jogos, uma que é área de grande destaque no mundo todo. Em Sã...
-
A princípio, o ministro informara que o IOF seria de 1,5% ao mês. Em seguida, ele corrigiu a informação e afirmou que a elevação seria de 1,...
-
O que é Marketing 3.0 têm que ser colaborativo, cultural e espiritual. E as empresas que querem praticar marketing 3.0, devem estar a par ...