A propaganda ideológica
Na Guerra Fria, os temas da propaganda ideológica eram complexos porque envolviam ideais distintos de vida, democracia e felicidade. No bloco soviético, por exemplo, esses ideais refletiam o processo político desencadeado com a Revolução de 1917.
A União Soviética surgiu em 1922, dentro dos planos da Revolução Russa liderada por Vladimir Lênin e Leon Trotsky. Os bolcheviques idealizavam uma sociedade igualitária, com direitos e deveres iguais para todos, sem a exploração do homem pelo homem. O Estado passaria a proprietário das terras, da grande indústria e dos bancos. Uma sociedade sem desigualdades e sem classes sociais.
Mas a Rússia de 1917 era um país essencialmente rural. Era necessário realizar um salto tecnológico, como forma de se criar empregos. Segundo Lênin, o sucesso do socialismo dependia do sucesso do programa de industrialização do país. Essa imagem, associando felicidade e produção industrial, perduraria por toda a existência da União Soviética.
Nos primeiros anos da revolução, a indústria do cinema soviético já aparecia como um veículo de reforço dos ideais socialistas. Foram produzidos filmes como o clássico "O Encouraçado Potemkin" e "O Fim de São Petersburgo".
Uma descrição Panorâmica
A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível. Com essa frase, o pensador Raymond Aron definiu o período em que a opinião pública mundial acompanhou o conturbado relacionamento entre os Estados Unidos e a União Soviética. A divisão do mundo em dois blocos, logo após a Segunda Guerra Mundial, transformou o planeta num grande tabuleiro de xadrez, em que um jogador só podia dar um xeque-mate simbólico no outro. Com arsenais nucleares capazes de destruir a Terra em instantes, os jogadores, Estados Unidos e União Soviética, não podiam cumprir suas ameaças, por uma simples questão de sobrevivência.
Fonte
A paz era impossível porque os interesses de capitalistas e de comunistas eram inconciliáveis por natureza. E a guerra era improvável porque o poder de destruição das superpotências era tão grande que um confronto generalizado seria, com certeza, o último. Hoje, podemos ver isso claramente. Mas, na época, a situação se caracterizava como o equilíbrio do terror.
28 de fev. de 2011
Escrito por: Sr. Finanças |
Marcadores:
descrição,
empresas,
ideológica,
Marketing,
Panorâmica,
Propaganda
//
0
comentários
0 comentários:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Visitas
Categorias
Arquivos
-
▼
2011
(87)
-
▼
fevereiro
(20)
- Propaganda ideológica X descrição Panorâmica
- Dilma Rousseff e descrita como gerente segundo esp...
- Alguns critérios que devem ser avaliados ao lançar...
- Intel apresenta novo diretor de criatividade o can...
- Serviços eficientes geram bons lucros !!!!!!
- Emprego tem maior índice desde a serie histórica d...
- A evolução das micro e pequenas empresas
- Produção industral tem alta acima da média do pais
- O que significa Business Intelligence ?
- Por causa de Reestruturação Nokia vai demitir exe...
- Brasil dominara a economia mundial sera ?
- Medida tomada para restrição ao credito,causa impa...
- Ínflação sobe 0,83%janeiro.
- Serviços tem queda em Janeiro
- Panamericano terá que enviar Balanço de rombo
- 2011 em desaceleração,Atividade do varejo
- Noticias Lucro Santander Real chega a 7,382 bilhõe...
- Empresas perdem participação no Brasil e no exteri...
- Uma simples Ideia para o sucesso.
- As melhores empresas em liderança
-
▼
fevereiro
(20)
Postagens populares
-
Esse e um estudo de caso muito ultil e mostra um pouco da trajetoria, das sandalias havaianas e suas concorrentes,essa apresentação revela i...
-
Apostando no setor de beleza e estética, a franquia da empresária Illana Ramuth já tem unidades espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro,...
-
Por Adm. Marizete Furbino Em meio à era da incerteza, nada estará garantido; assim, além de depararmos com uma constante competição, depa...
-
O que torna hoje um profissional integrado às exigências da nova era é a competência. E é muito importante entendermos esse conceito, uma ve...
-
Em toda a América Latina, o Brasil é o primeiro a possuir uma loja "Smart". A tecnologia oferece facilidades ao consumidor, com...
-
A propaganda ideológica Na Guerra Fria, os temas da propaganda ideológica eram complexos porque envolviam ideais distintos de vida, democr...
-
Empresa de sucesso e aquela que valoriza o material humano e cada vez a grandes empresas estão com essa visão de primeiro tornar seu emp...
-
Todo pessoa que antenada no mundo dos games, sonha em trabalhar na criação de jogos, uma que é área de grande destaque no mundo todo. Em Sã...
-
A princípio, o ministro informara que o IOF seria de 1,5% ao mês. Em seguida, ele corrigiu a informação e afirmou que a elevação seria de 1,...
-
O que é Marketing 3.0 têm que ser colaborativo, cultural e espiritual. E as empresas que querem praticar marketing 3.0, devem estar a par ...