A fórmula para chegar ao "Valor" de um produto ou serviço é bastante conhecida (e reforçada sempre que possível) nos cursos de Administração de Empresas e Marketing.
O "Valor" é concebido pela relação entre os "Custos" e os "Benefícios" percebidos pelos clientes. Se após subtrairmos todos os "Custos" de todos os "Benefícios", chegarmos a um fator positivo, teremos "Valor", de fato. E quanto maior for esse valor, mais diferenciação e posicionamento a Instituição terá condições fundamentais para o sucesso.
A questão maior está na definição de "Custos" e de "Benefícios". O conceito de "Custos" em Marketing e Vendas transcende, um pouco, o conceito cartesiano de custos em Finanças:
"Enquanto para finanças os "custos" são formados pelo somatório dos insumos fixos e variáveis necessários para a produção e comercialização de um produto ou serviço (que, acrescidos de uma margem de lucros, tornam-se os preços) para o marketing, custos são estabelecidos pela percepção do cliente, e são compostos pelo valor financeiro de um produto, acrescido dos custos intangíveis como o Custo de Deslocamento (o esforço necessário para ir ao campus), e o Custo de Arriscar (investir quatro anos em educação em uma instituição específica e não obter retorno sobre esse investimento)".
Por outro lado, os benefícios também transcendem o desempenho do serviço (que poderia ser reduzido, para facilitar o entendimento, em "Construção do Conhecimento e Formação Profi ssional"). Existem benefícios diferentes para cada aluno, os quais são percebidos de maneiras distintas, com maior ou menor intensidade, por pessoas diferentes. Benefícios ligados ao status de estudar numa Instituição de Ensino específica, de conhecer novas pessoas e poder fazer uso da estrutura de esportes do campus podem ser decisórios na opção por uma IES .
O "Pacote de Valor" de uma Instituição é formado, portanto, pelas "Dimensões do Valor", percebidas como positivas pelos alunos dessas organizações, principais características que auxiliam a formação do processo decisório de seus alunos e futuros alunos. Essas dimensões são formadas por um conjunto de "Variáveis".
Fonte :aprendervirtual
Preço | Valor total do investimento | ||||
Valor das parcelas | |||||
Formas alternativas de fi nanciamento (FIES , ProUni , Instituto Educar, Cebrade) | |||||
Acessibilidade física e de horário | Proximidade com a residência | ||||
Proximidade com o local de trabalho | |||||
Proximidade com transporte conveniente | |||||
Oferta em turnos convenientes | |||||
Referências | Indicação de colegas de trabalho, parentes, amigos, e testemunho de formadores de opinião. | ||||
Vida social | Empatia entre a imagem da instituição e a auto-imagem projetada. | ||||
Possibilidade de ampliar a rede de relacionamentos (pessoais, network etc). | |||||
Possibilidade de atuar em equipe esportiva, grêmio estudantil, think tanks etc. | |||||
Projeção da realização pessoal | |||||
Parâmetros de qualidade acadêmica | Professores mestres e doutores | ||||
Número de livros da biblioteca | |||||
Número de laboratórios (número de computadores por aluno, número de laboratórios por área, laboratórios inovadores etc). | |||||
Número de horas-aula | |||||
Número de campi, metragem dos campi, bosque, lago, piscina etc. | |||||
Empresa júnior | |||||
Pesquisa | |||||
Parâmetros de mercado | Empregabilidade dos alunos (Núcleo de Estágios, percentual de alunos do último ano empregados, de alunos de todos os anos, estagiando com remuneração). | ||||
Percentual de egressos e média salarial dos egressos. | |||||
Avaliação das entidades de classe (OAB, CRM, CRA, CREA etc). | |||||
Tradição e inovação | |||||
Atendimento e relacionamento | Avaliação de todos os touchpoints (do primeiro telefonema à recepção nas visitas, navegabilidade da web etc). | ||||
Desburocratização (velocidade de resposta, rapidez no fluxo dos processos, filas etc) | |||||
Valores sociais | Valores ambientais | ||||
Responsabilidade social | |||||
Valores éticos e religiosos | |||||
Valores migrados | Classifi cação de atletas e times em competições | ||||
Qualidade da Comunicação (qualidade dos anúncios, publicidade, freqüência e cobertura da assessoria de imprensa). | |||||
Parcerias institucionais (parcerias com grandes empresas, instituições do exterior etc). | |||||
Serviços agregados | Estacionamento (número de vagas, preço da diária etc.) | ||||
Cantina (sortimento de produtos, atendimento, preço, qualidade etc). | |||||
Terceirizados (segurança, limpeza etc.) | |||||
Extensões (qualidade e variedade do programa de extensão da escola). | |||||
Palestras e congressos (qualidade e renome dos palestrantes, visibilidade e pertinência dos eventos). | |||||
Rankings diversos | Enade | ||||
Notas de aprovação e reconhecimento | |||||
Você S/A, Guia do Estudante Abril, Demais Guias de estudantes, Universia, Revista @prender | |||||
Processo comparativo | O cruzamento de todos esses valores com os da concorrência é a matriz decisória do processo de escolha por uma Instituição de Ensino Superior. |