4 de fev. de 2011
A atividade varejista abriu o ano de 2011 em desaceleração após um final de ano vigoroso, divulgou nesta quinta-feira (3) a Serasa Experian. O movimento dos consumidores nas lojas brasileiras cresceu 9,8% em janeiro de 2011 em relação ao mesmo mês de 2010, resultado abaixo dos 11,2% verificados em novembro de 2010 e dos 12,8% de dezembro, sempre na comparação anual. Os dados são do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.

A alta em janeiro foi liderada pela expansão de 15% do segmento de material de construção. Em seguida vieram as lojas de móveis, eletroeletrônicos e informática, com expansão de 10,4%.

O único segmento que registrou variação anual negativa em janeiro foi o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, de 1,4%. As fortes chuvas ocorridas na região Sudeste podem ter atrapalhado as vendas da moda verão durante o mês passado.  

Com ajustes sazonais, a atividade do comércio caiu 2,7% em janeiro de 2011 em relação a dezembro de 2010. A queda foi liderada pelos recuos de 1,9% no segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios e de 1,3% no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática. Também contribui para o movimento negativo em janeiro a queda de 0,6% do setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas durante o mês passado.
Restrição ao crédito
De acordo com os economistas da Serasa, a adoção das medidas macroprudenciais de restrição ao crédito e o início do processo de aumento da taxa básica de juros (taxa Selic) deverão fazer com que, em 2011, o varejo exiba crescimento positivo em sua atividade, porém em taxas mais moderadas do que as verificadas ao longo de 2010.


Alem dos fatores naturais que promoveram quedas significativas nas vendas,podemos destacar que o brasileiro esta mais consciente na hora de adquirir um bem ou serviço,estamos mais informados e bem orientados afirma o diretor de marketing da jetro,empresa de filmagem,contudo muitas pessoas estão abrindo Mão de um bem para comprar ao de maior necessidade,restrição ao credito sempre foi um empecilho para comprar..como podermos observar alguns setores obteve uma queda significativa,mas todos os fatores macro e micro ambiental e econômico são decisivos para a queda..

0 comentários:

Postar um comentário

Visitas

Postagens populares

Seguidores