1 de abr. de 2011
Esse e um conceito do curso que fiz pela FGV , a partir dessa pequena introdução sobre Planejamento financeiro, vamos criar um repertorio mental, tendo um breve conhecimento de qual a importância de formular o plano financeiro, tendo em vista que essa é uma ferramenta indispensável para manter a empresa viva, com a leve percepção de que um bom planejamento traz resultados expressivos para a organização.

Planejamento financeiro

Um planejamento cuidadoso e realista é o ponto de partida para se alcançar o resultado esperado em um investimento. Antes de decidir por um investimento, avalie seus objetivos de curto, médio e longo prazos. Após avaliar suas necessidades e expectativas de forma clara, você poderá tomar a decisão mais adequada.
  
Defina objetivos

Quanto mais claros estiverem os seus objetivos, mais fácil será planejar e investir. Afinal, aplicar recursos para atingir um objetivo futuro significa abrir mão, em determinados momentos, de parte dos gastos ou despesas que, em curto prazo, parecem atraentes.
Mas nem sempre planejar significa reduzir custos ou gastos. Em muitos casos significa apenas reorganizar o uso de recursos disponíveis da forma mais eficiente. E assim, investir para transformar seus projetos em realidade.
Existem diversos objetivos de investimento. Você pode investir recursos para uma viagem, para abrir um negócio, pode, ao mesmo tempo, desejar comprar um bem ou aposentar-se com determinada idade. Para cada um dos objetivos e prazos existem soluções de investimentos que melhor se adaptam às suas necessidades.

Identifique as necessidades de curto e longo prazo


Os recursos de curto prazo não devem estar expostos a riscos, pois pode não haver tempo para recuperar possíveis perdas. Portanto, se você busca oportunidades de maior retorno para seus investimentos, faça-o apenas com seus recursos de longo prazo, nos quais grandes oscilações tendem a se diluir.

Se você investir em ações pelo período de
Retorno máximo que poderia obter – em US$
Retorno mínimo que poderia obter – em US$
Probabilidade de obter retorno abaixo do dólar
3 anos
126%
-28%
37%
5 anos
69%
-29%
28%
10 anos
36%
-13%
14%
20 anos
18%
-1%
2%
Simulação feita com o retorno do Ibovespa desde sua constituição em 1968

No quadro acima, tomando por base o período de 20 anos, por exemplo, você poderia obter um retorno máximo, em dólar, de 18% sobre o capital investido. Em compensação, por ser uma operação de longo prazo, o risco diminui. Nesse caso, a probabilidade de obter retorno negativo – -1% –, em dólar, seria de apenas 2%.

O gráfico acima é meramente ilustrativo e pode ser afetado por mudanças no cenário econômico.

Quanto maior o prazo do seu investimento, maior a possibilidade de reduzir possíveis perdas. Contudo, lembre-se de que não há retorno elevado sem riscos.

Credito : FGV curso



0 comentários:

Postar um comentário

Visitas

Postagens populares

Seguidores